Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Principais Qualidades da Inteligência das Emoções e Formas de Desenvolvê-las

Auto Controle

É a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos. A pessoa que dominam mais suas sensações tem um melhor controle de suas vidas. Quem não entende seus verdadeiros sentimentos fica escravo deles.

A Administração das Emoções

Trata-se de habilidade de controlar impulsos, de despertar a ansiedade ou direcionar a raiva à pessoa certa,na medida certa e na hora certa.
Normalmente temos pouco controle quando somos levados pela emoção, mas podemos intervir de algum modo na qualidade de tempo que a emoção irá durar.

A Auto Motivação

A capacidade de persistir, ter uma motivação positiva, com sentimentos de entusiasmos, garra, confiança, mesmo diante de situações problemas.
Para que haja motivação diante de qualquer situação que vai enfrentar são necessárias metas claras e atitudes otimistas.
Reação do pessimista e do otimista diante de uma situação desagradável. Ex: a atitude um vendedor,diante da rejeição da oferta de determinado produto pelo cliente.
  1. Pessimista: Sou um fracasso - não vou conseguir efetuar nenhuma venda;
  2. Otimista: Estou usando uma técnica errada, este cliente estava de mal humor.

O Controle do Impulso

A essência do controle emocional reside na capacidade de adiar o impulso em função de um objeto maior. Ex: Você precisa fazer dieta, principalmente de doces, para controlar suas taxas e manter a saúde equilibrada. Entretanto, o doce é um dos alimentos que você mas gosta.

Qual será o seu impulso diante de uma mesa de docinhos, todos bem decorados e apetitosos? Comê-los,não é?

É neste momento, quando você se depara com uma tentação imediata que não pode perder de vista seus objetivos de médio e longo prazo: reduzir peso, equiibrar as taxas, gozar melhor saúde,etc...

A Sociabilidade

É a arte do relacionamento. Capacidade de entender como outra pessoa se sente nas diversas situações da vida: no trabalho, na família, nas relações amorosas, de amizade, etc.

QI e QE

Estudos feito por Golemem, têm como objetivo redefinir o que significa inteligente. É importante saber que o QI é diferente do QE.

O QI e medido através de testes psicológicos,há quase um secúlo, com o objetivo de avaliar a capacidade lógica de raciocínio. Mas não mede as variantes emocionais.

Vários estudos têm mostrados que pessoas com QI alto não são necessiariamente inteligentes, mas bem sucedidas que as demais.

O QI é mais importante, mas o QE, é mais poderoso.

Diante desta afirmativa diz-se que:

O QI pode lhe dar emprego, mas o QE que lhe garantirá a promoção.