Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como Economizar Dinheiro


Vocês sabiam que homens e mulheres se comportam de maneira diferente em relação a economia? Mulheres se preocupam mais com a aposentadoria, mas, em compensação, poupam menos do que os homens. Os motivos convencem: as mulheres geralmente ganham menos, trabalham menos, e com isto gastam mais com a casa e com os filhos. ¨Mulheres sempre lembram de dar presente a todos que ela estima.¨ Seja lá qual for o motivo fazer economia não e o nosso forte, gostamos e de gastar. Se você e como eu siga as dicas abaixo dos especialistas em economia e aplique(risos).
Aprenda a Não Gastar
  • Deixe o talão de cheque e o cartão de crédito em casa-sem poder parcelar suas compras em vários cheques pré-datados ou no proprio cartão de crédito, fica bem mais fácil resistir as tentações. O cartão de crédito, por exemplo, pode ser usado exclusivamente em viagens. Leve na bolsa só o seu cartão de débito, mas, atenção: para fazer dele um verdadeiro aliado, gaste apenas o dinheiro que estiver disponível em caixa. Entrar e, pior, abusar do cheque especial pode ser tão perigoso quanto parcelar o pagamento da fatura de cartão de crédito.
Planeje os Sonhos
  • Programar ¨aquela¨ viagem para as próximas férias, trocar de carro ou comprar o primeiro imóvel em até 2012-definir uma meta é o primeiro passo para conseguir economizar. Com esse estímulo, você passa a prestar mas atenção nos seus hábitos de consumo, detecta quais as torneirinhas podem fechar e bingo: descobre que não e impossível guardar o dinheiro.
Defina Quando e Quanto
  • A próxima pergunta é: em quanto tempo você quer alcançar seu objetivo-seis meses, cinco anos? A resposta diz quanto você terá de (ou seria conveniente) separar por mês de todo modo, essa quantia não deve ultrapassar 10% do salário, sob o risco de fazer com que desista no meio do caminho. Trace uma estratégia realista para não cair no pior dos erros-o de esperar que o dinheiro sobre para pensar em investir.
Coloque Seus Objetivos No Papel
  • Pode ser um bilhetinho ou uma lista de desejos -escreva e guarde, de preferência, na carteira. Além de registrar suas metas, a idéia é fazer com que esse ¨documento¨ funcione como lembrete permanente, brecando compras impulsivas -gastos que, na prática, só contribuem para adiar conquistas mais valiosas.¨Temos que fazer escolhas. E quem gasta muito dificilmente chega perto da realização de um sonho¨.