Páginas

sábado, 20 de junho de 2009

Como ler corretamente


¨Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender.Nossa leitura deve ser governada por um principio fundamental de respeito á voz que nos fala no livro.Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções,como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas¨.(Prof.Armando Zubizarreta).
Qualquer leitor,portanto,tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler:disposto a aprender e aproveitar a leitura.Mesmo em caso de tratar-se,à primeira vista,de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer.Essa preparação exige dois pré-requisitos:prestar atenção e evitar avidez.Devorar centenas de páginas não leva a nada.
Você vai ler?Saiba então que a compreensão de um texto exige mais que um simples correr dos olhos sobre as letras.Comece por escolher um local tranquilo,confortável,bem iluminado.E não se apavore se não entender tudo de imediato.A compreensão da leitura vai se ampliando conforme você for lendo e se preciso for releia até alcançar o entendimento.
A leitura e dividida em fase:


  1. Faça um reconhecimento do texto para saber que assunto se trata.Mesmo no caso de romance e bom ter uma ideia do tema central.

  2. Procure isolar as informações principais.Para isso,é bom sublinhar ou assinalar passagens.

  3. Ao encontrar expressões especializadas,(de medicina,direito,etc.)procure conhecer e anotar seu significados.Alem de aumentar seu vocábulario,você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.

  4. Procure separar os fatos,das interpretações que delas faz o autor.Retome a informações essenciais que foram isoladas anteriormente,para saber que relações existem entre elas.

Assim,você estará pronto para estabelecer suas próprias ideias sobre o texto.Mas lembre-se:o trabalho intelectual exige rigor.Por isso nunca é demais voltar ao texto,reler e aperfeiçoar a leitura.


Portanto depois deste texto que tal começar a ler.

2 comentários:

  1. Gostei do texto e é um alívo saber que a leitura
    nem sempre é entendida de primeira.Às vezes, agente se cobra um entendimento rápido diante da leitura de um texto que exigem um pouco de mais atenção. Uma frase, uma palavra, às vezes, cria aquele vazio de entendimento, uma angustia diante do texto. Ai aparece uma luz depois da ultima leitura, mas fica a dúvida - Será que é isso que o autor quis dizer? Mas vamos lendo, entendendo..desconfiando...e pensando...na certeza e na dúvida, mas talvez essa seja a magia do texto.
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Ler é um empreendimento que leva tempo.Não tenho vergonha de dizer que sou muito 'RÚSTICO' ao ler textos de didáticos, pois várias são às vezes em que não compreendo nada.Os lapsos de atenção, o enfado por não ter envolvimento com a leitura, estes são fatores que influenciam na dificultosa ''arte de ler e entender''.

    ResponderExcluir