Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Qual e o seu ciúmes? Normal ou obsessivo?


O ciúmes e uma mistura de insegurança, desconfiança, que pode provocar muitos desentendimentos entre um casal. Para os psicólogos, na medida certa, ele não é um problema. Mas é preciso cuidado para esse sentimento não fugir do controle.
Ah, o amor! Seja num jantar romântico, num presente ou num simples passeio a dois, ele não pode faltar. Só que por trás do amor, pode aparecer um sentimento que divide opiniões. A falta ou o excesso dele pode prejudicar um relacionamento. E encontrar um meio termo é o desafio pra muitos casais.
E preciso ter muito cuidado para saber diferenciar ciumes de obsessão,infelizmente todo dia varias mulheres apanham ou morrem na mão de um homem descontrolado e homens são vitimas de uma barraqueira. Este distúrbio geralmente começa no início da vida adulta e apresentam uma variedade de contextos, veja como o ciumento doentio se comporta :
1. Estar preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários e com o que ainda vai fazer
2. Mostra perfeccionismo que interfere com a tarefa concluída (por exemplo, é impossível concluir um projeto devido ao aumento de suas próprias exigências das normas e regras)
3. É demasiadamente dedicado ao trabalho e produtividade e deixa de lado as atividades de lazer e amizades.
4. É muito convencido de seus próprios pensamentos, não aceita a opinião alheia, ou não acredita nas evidências que a outra pessoa aponta, é escrupuloso, é inflexível em matéria de moralidade, ética ou valores.
5. É incapaz de se desfazer de objetos sem valor, mesmo quando estes não têm valor nem sentimental
6. Mostra-se relutante em delegar tarefas ou a trabalhar com outras pessoas, salvo se apresentarem exatamente a sua mesma maneira de fazer as coisas e a mesma forma de pensamento que o seu.
7. Adota um estilo pão-duro, o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para as futuras catástrofes
8. Mostra rigidez e teimosia
9. Acredita piamente em seus pensamentos e acha que os outros estão mentindo. NO caso do ciúmes, nunca ceita a explicação do outro, ou acha que está sendo sempre enganada.
10. Pensa o tempo todo em como controlar a outra pessoa a ponto de querer acompanhar tudo o que ela faz, onde está, o que está pensando, numa necessidade de posse do outro.


O ciúmes possessivo atrapalha a relação do casal e se não for trabalhadas estas questões acontece o desgaste muito rápido na relação, interferindo em direitos e deveres de cada um e principalmente no respeito entre o casal.
Geralmente o ciumento não percebe que seu ciumes é uma doença, ele acredita piamente que seu sentimento é amor, e até mata por acreditar nesse amor, mas tem que se saber que existe tratamento, basta querer, existe vários grupos de apoios que dão orientação e apoio, um exemplo e o MADA (mulheres que amam demais anónimas) ou o Ciumento Anónimo, ou procure orientação medica o importante e não esperar acontecer o pior.
Portanto ciumes e igual tempero na medida deixa a relação gostosa, se passa estraga. E eu deixo duas perguntas o que e pior conviver ao lado de uma pessoa ciumenta (não a obsessiva) ou de uma pessoa fria? E você é ciumento ou vitima de um ciumento?

2 comentários:

  1. Eu sou como o numero 9e o 10 sou muito ciumenta de tanto ciumes briguei com o meu namorado mas nao sei se vou voltar com ele porque axxo que ele esta super bravo comigo mas vou dar-lhe muito carinho e pedir desculpas mas quem sabe nos voltamos tudo de novo !
    dou noticias obrigada pelas as dicas!
    hamilla-sp 25 de novembro2010!

    ResponderExcluir
  2. eu não era ciumento mas de tanto ver indicios de traiçao,hj me tornei um homem doente!pq não conseguia nem ir até o mercado!e deixar ela em casa pq eu sabia que ela ia escapar ,ela tentava de tudo pra me fazer sair,pra poder dar uma escapadinha!e tinha muito medo que eu visse o celular!hj faz 5 dias que ela me deixou com meu filho de 14 anos e foi morar sozinha!estou inconformado,arrasado,destruido,tudo isso pq fui um bom marido durante 15 anos!conclusão eu me tornei ciumento pq dei liberdade demais...

    ResponderExcluir