Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como Passar Em Um Concurso


Não existe crise no serviço público: até 2010, serão abertas 360 mil vagas em todo o país. Uma delas pode ser sua! Então para você que como eu não tem como fazer um cursinho, ou por falta de tempo ou por não ter condição de pagar. Procure sempre estudar com antecedencia e seguir as dicas abaixo:


  • Descubra sua vocação

Antes de se inscrever nas provas, procure saber em que área você se daria melhor. Para escolher, pesquise na internet, converse com quem já trabalhana área e assista as palestras.



  • Considere as opções

Se for prestar concurso para uma vaga em outro estado, reflita. Será que você topa mudar de cidade? Pense bem.



  • Concorra a várias vagas ao mesmo tempo

Preste todos os concursos que quiser, mesmo se não for o emprego dos seus sonhos. Além de ser um ótimo treino, você pode ser aprovada! Assim, dá para continuar estudando para a carreira desejada-com mais tranquilidade e dinheiro no bolso.



  • Confie em você

Ninguém confia mais em você do que... você mesma! Acredite: passar no concurso depende mais do seu esforço pessoal do que de sorte. Ser aprovado é fruto de estudo e dedicação.



  • Mantenha o foco

Lembre-se dos motivos que levaram você a escolher uma carreira pública. Se for por causa de renumeração e da contabilidade, cole um cartaz com o salário e a palavra ¨estabilidade¨ próximo ao seu canto de estudos. Isso a estimulará a ir em frente!



  • Prepare-se com antecedência

Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes das provas. Então o ideal e iniciar os estudos logo cedo. Reveja as matérias básicas, comuns à maior parte dos concursos pelos quais você se interessa. Evite assuntos muito específicos.



  • Organize seu tempo

Faça um planejamento do quanto estudará por dia ou semana, sem deixar de lado o tempo para o descanso e o lazer. Dê prioridade ao que você acha difícil. Acompanhe seu progresso: o que falta estudar?



  • Estude conforme cada edital

Mantenha o foco no que será exigido na prova. Dedique-se mais a conteúdos que têm peso maior na nota: uma matéria com peso 2 merece o dobro de atenção de uma com peso 1.



  • Você pode aprender qualquer matéria

Às vezes, parece impossível estudar algumas disciplinas. Matemática financeira, por exemplo, chega a dar arrepios em muita gente. Mas não se desespere: com esforço e paciência dá para ter sucesso! Se puder, peça ajuda de um amigo que seja bom na area.



  • Resolva provas de anos anteriores

Ao fazer isso, você conhece vários estilos de provas e percebe o que os eximinadores exigem - entender o significado de uma lei ou decora-lá, por exemplo. E você ganha a velocidade necessária para resolver as questões.



  • Não se assuste com concorrência

É melhor não ficar pensando em quantos candidatos disputam a mesma vaga que você. Isso dá desânimo. Pense que muita gente não se preparou para a prova - pelo menos não como você!



  • Pense no concurso como mas uma prova

Imagine que o concurso é uma avaliação como as do tempo de colégio: você tem de tirar uma nota para passar. Acertar 80% da prova é uma média que garante a aprovação na maioria dos concursos públicos.



  • Prepare-se para todas as fases

Normalmente, cada fase do concurso tem um tipo de prova diferente. Alguns têm só provas objetivas (de assinalar). Outros também tem provas discursivas, exames físicos e até avaliações orais. Prepare-se para todas as fases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário