Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como Economizar Dinheiro


Vocês sabiam que homens e mulheres se comportam de maneira diferente em relação a economia? Mulheres se preocupam mais com a aposentadoria, mas, em compensação, poupam menos do que os homens. Os motivos convencem: as mulheres geralmente ganham menos, trabalham menos, e com isto gastam mais com a casa e com os filhos. ¨Mulheres sempre lembram de dar presente a todos que ela estima.¨ Seja lá qual for o motivo fazer economia não e o nosso forte, gostamos e de gastar. Se você e como eu siga as dicas abaixo dos especialistas em economia e aplique(risos).
Aprenda a Não Gastar
  • Deixe o talão de cheque e o cartão de crédito em casa-sem poder parcelar suas compras em vários cheques pré-datados ou no proprio cartão de crédito, fica bem mais fácil resistir as tentações. O cartão de crédito, por exemplo, pode ser usado exclusivamente em viagens. Leve na bolsa só o seu cartão de débito, mas, atenção: para fazer dele um verdadeiro aliado, gaste apenas o dinheiro que estiver disponível em caixa. Entrar e, pior, abusar do cheque especial pode ser tão perigoso quanto parcelar o pagamento da fatura de cartão de crédito.
Planeje os Sonhos
  • Programar ¨aquela¨ viagem para as próximas férias, trocar de carro ou comprar o primeiro imóvel em até 2012-definir uma meta é o primeiro passo para conseguir economizar. Com esse estímulo, você passa a prestar mas atenção nos seus hábitos de consumo, detecta quais as torneirinhas podem fechar e bingo: descobre que não e impossível guardar o dinheiro.
Defina Quando e Quanto
  • A próxima pergunta é: em quanto tempo você quer alcançar seu objetivo-seis meses, cinco anos? A resposta diz quanto você terá de (ou seria conveniente) separar por mês de todo modo, essa quantia não deve ultrapassar 10% do salário, sob o risco de fazer com que desista no meio do caminho. Trace uma estratégia realista para não cair no pior dos erros-o de esperar que o dinheiro sobre para pensar em investir.
Coloque Seus Objetivos No Papel
  • Pode ser um bilhetinho ou uma lista de desejos -escreva e guarde, de preferência, na carteira. Além de registrar suas metas, a idéia é fazer com que esse ¨documento¨ funcione como lembrete permanente, brecando compras impulsivas -gastos que, na prática, só contribuem para adiar conquistas mais valiosas.¨Temos que fazer escolhas. E quem gasta muito dificilmente chega perto da realização de um sonho¨.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas, em tempos de crise e muito bom saber como economizar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou leia tambem meu post ¨como deixar de ser devedor¨.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiiii as dicas.Eh interssante,eu tenho um problema serio com economizar dinheiro,pq sempre que aparece um probleminha,o dinheiro guardado sempreee acaba sendo utili,dessa forma,nunca conseguimos economizar...Vou tentar seguir essas dicas,mesmooo.

    ResponderExcluir
  4. Siga mesmo, só se dá bem quem luta por seus sonhos, tenho certeza que se você tiver determinação vc consegue.
    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir