Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tira duvidas sobre anticocepcionais



Se você está em duvida em qual anticocepcional tomar,procure um ginecologista, não tome medicamentos por conta propria, cada organismo reage de maneira diferente, então o da sua amiga não serve para você. O método mais utilizado no Brasil, sem duvida,é o anticocepcional oral combinado, a pilula. Mas mesmo que você use o oral nunca deixe de usar camisinha. Abaixo fiz uma lista dos metodos contraceptivos mais usados:



  • Métodos hormonais combinados: anticocepcional combinado (pilulas), anel vaginal e adesivo transdérmico. Também estão disponíveis os que contêm apenas prostagenos e anticocepcional oral de emergência.

  • Métodos de barreira: preservativos e diafragma como espermicida.¨Muito utilizados,os preservativos previnem tanto a gravidez quanto as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissiveis), inclusive HIV/aids. Podem ser usado junto a outros métodos¨.

  • Métodos baseado na percepção: tabelinha, temperatura basal e muco cervical ou Billings.¨Os métodos baseado na percepção ou métodos naturais se baseiam em evitar relação sexual no período fertil¨.

  • Método dispositivo intra-uterino: DIU com cobre e sistema intra-uterino endoceptivo(Mirena).¨O Mirena é um endoceptivo que libera hormônio diretamente na cavidade uterina. É usada tanto como método anticocepcional quanto no tratamento de dísturbios menstruais ou nareposição hormonal. Sua duração é de 5 anos¨.

  • Métodos Cirúrgicos: ligadura da trompa e vasectomia.¨São métodos permanentes e definitivos. Exigem procedimentos cirúrgicos simples e seguros¨.


O que há de mais moderno




  • Anel vaginal: oferece proteção mensal e libera tanto estrógeno quanto progesterona. É um anel flexível que se introduz dentro da vagina onde fica 3 semanas e depois e retirado.Deve haver pausa de uma semana quando ocorre a menstruação.

  • Pílulas hormonais combinadas: contêm estrógenos e progesterona. São embalados com 21,24,ou 28 comprimidos. As novidades são os benefícios que oferecem como a diminuição da TPM, da cólica menstrual, do volume do sangramento, do peso e melhora da pele.

  • Adesivos: aplicados diretamente na pele, devem ser trocados semanalmente,por 3 semanas consecutivas.Faça uma pausa de 7 dias para que a menstruação ocorra neste intervalo.

  • Minipílulas: pílulas só de progesterona(em pequena quantidade).Uma boa opção para as mulheres que estão amamentando.

  • Implante: do tamanho de um palito de fósforo, deve ser colocado, de preferência, sob a pele do braço. Libera lentamente a progesterona. Duração de 3 anos.

  • Injeção hormonal combinada: é aplicada na nádega, quando libera tanto estrógenos quanto progesterona. Dura 1 mês.

  • Injeção de progestagênios: também administradas na nádega e age por 3 meses.

Agora é so você escolher o seu, é claro com o auxilio de um medico, lembrando mas uma vez que o método mas seguro e a camisinha que além de proteger uma gravidez, te protege de uma doença sexualmente transmissivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário