Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Relações Humanas na Vida Pessoal e Profissional

  • Conceito

Relações humanas é o estudo do compromisso,do ser humano em seu caráter intrapessoal e interpessoal.

  • Estrutura psicólogica-A personalidade

A personalidade é um conjunto de comportamentos peculiares do indivíduo.Não existe,portanto uma teoria de personalidade que abrange todos os aspectos do comportamento humano. O maior representante da psicanalítica,a qual nasce uma nova ciência, foi Sigmund Freud que estudou a estrutura e a dinâmica da personalidade.

Segundo Freud, a personalidade é composta de três sistemas: o id,ego e superego.

ID-É a única fonte de toda a energia psíquica (libido). É de origem orgânica e hereditária. Apresenta a forma de instintos inconcientes que impulsionam o organismo. O id,não tolera a tensão,ele procura descarregar o princípio do prazer.

EGO-Opera com o principio da realidade e tem como função satisfazer as necessidades do id,o ego tem controle de todas as funções cognitivas,como perceber,pensar,planejar e decidir.

SUPEREGO-É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais atráves dos castigos e recompensas,nasce dai o autocontrole,pois o superego nos pune com remorso,sentimento de culpa,mas tambem nos recompensa com a satisfação e orgulho.

  • A Auto-estima

Auto-estima,vaidade,orgulho,honra. São usadas com muita frequência para nomear ou descever certas sensações de bem-estar e de prazer,presente em nossas vidas. Existem dúvidas e mal entendimento em relação as duas primeiras.

A auto-estima corresponde a uma sensação íntima que está relacionada com a capacidade que temos para executar alguma tarefa à qual propusemos fazer.Por exemplo, se você decide mudar de hábito ou introduzir um desáfio ou mesmo uma novidade em sua vida cai e consegue realizar,o resultado em uma grande satisfação interna.

O assunto pode até ser irrelevante, pois o que importa é o ato de determinar para si mesmo uma tarefa e conseguir realizá-la. Portanto, a AUTO-ESTIMA tem a ver consigo mesmo, é, pois ficar feliz com o proprio desempenho.

Vaidade é muito diferente, pois está na dependência de observadores extrernos, ou seja das pessoas que nos aplaudem e nos admira e, tambem, da nossacapacidade de nos destacarmos. Enquanto a vaidade depende apenas do mundo das aparências, a AUTO-ESTIMA depende de uma avaliação interna de autosatisfação por nossos comportamentos e de nossa essência.

  • O Contexto da Vida

O tipo de relação que as pessoas estabelecem, dependem dos meios onde está e de suas experiências,cotidianas. A vivencia na família, na escola, no grupo de amigos,na comunidade, e no local de trabalho, determina e especifica o tipo de relações que ocorrem neste seguintes contextos.

  1. Contexto Escolar
  2. O Grupo de Amigos
  3. Contexto Familiar
  4. O Contexto do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário