Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como Superar Uma Depressão

A depressão e uma doença que desestabiliza toda a família que esta em volta de uma pessoa depressiva. Se você se encontra depressiva(o) não sofra sozinha(o) é possível encontrar tratamento para este mal.
Primeiramente e bom que você saiba que existe diferença entre tristeza e depressão, a tristeza passa com um determinado tempo, já a depressão é uma doença que tem como principais sintomas:




  • tristeza profunda,

  • fadiga,

  • desânimo,

  • desencantado da vida,

  • culpa,

  • medo,

  • pensamento de morte,

  • alterações no sono e no apetite,

  • e diminuição do desejo sexual.

As principais causas que levam a pessoa a depressão são: morte de um ente querido, desemprego, separação ou adaptação ao nascimento de um filho. A genética também influencia.
As doenças emocionais limitam as vidas das pessoas, por medo muitas pessoas sofrem em silêncio e diz que não é ¨doença da cabeça¨. Por isto a primeira providência a tomar é deixar o preconceito de lado e procurar mas informação sobre o assunto.
Hoje em dia, é possível encontrar alívio para a depressão e outras doenças mentais na pisicoterapia e em medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos). É aí que entra a família. Com amor, remédios e tratamento psicológico. Veja como superar a depressão:

  1. Tenha esperança. Por mas difícil que possa parecer, a vida não é um horror.

  2. Acredite que o sofrimento irá passar logo que os medicamentos e as terapias começarem a fazerem efeito.

  3. Não se culpe pela maneira como se sente, nem pelos sentimentos confusos em relação às outras pessoas.

  4. Se tiver com depressão pós-parto, conte ao obstreta, é ele quem vai orientá-la sobre o que fazer. Peça apoio a parentes e amigos para cuidar do bebê.

  5. Exercite a fé. Ore e busque um caminho espiritual com o suporte de sua comunidade religiosa.


Eu tive depressão, e ela tem cura mas exige tratamento, e o melhor caminho para se livrar dela e ter uma motivação, lutar por um sonho, acreditar em dias melhores, e se der vontade de chorar, chore, não tenha vergonha dos seus sentimentos, mas procure se tratar antes que ela se torne um mal maior. A depressão não sendo tratada pode levar a pessoa ao suícidio então se você se encontra depressivo procure apoio ou tem algum parente com depressão e você o ama procure apoia la, ela precisa de ajuda e o primeiro passo e tira-la do isolamento.

Você que teve deixe aqui uma dica para quem está depressivo, ajude a outras pessoas superarem esta doença, e se você está aqui você terá um espaço para desabafar e encontrar ajuda.

11 comentários:

  1. ESTOU MUITO DEPRESSIVA,NAO TENHO APOIO DE NINGUEM,MEU MARIDO E MEUS FILHOS ACHAM QUE E DRAMINHA NAO SEI MAIS O QUE FAZER ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  2. O primeiro passo é procurar um profissional,depressão é doença e tem que ser encarada como tal pois se não pode gerar outras doenças,e não fique esperando apoio dos outros,se cuide, se ame procure fazer algo que você goste,eu ja tive depressão e so curei quando eu tive meu filho como ele precisava de mim,procurei ser forte pois ele dependia de mim,por isto te aconselho procure forças naquilo que voçê acredita ser mas importante para você,se precisar conversar estou aqui sei o que voce esta passando pois cheguei a um estado que so dormia com remedio controlado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Edilene
    Ha sete anos luto contra a depressão, desencadeou quando tive minha segunda filha depois de nove anos do primeiro filho. Tenho sofrido muito mas acredito sempre na minha recuperação o dos piores sintomas é perder o encanto pela vida vivo numa busca constante e não vou desistir por isso peçõ a quem tiver esse problema procure sair do isolamento se ame acima de tudo para poder contemplar a beleza das coisas simples à sua volta.E que é preciso compreender que a cada recaída perdemos uma batalha mas a guerra não.

    ResponderExcluir
  4. Sei que nao é bem oque voces pediram ,que eu deveria ajudar mais pesso a compaixao de voces para me ajudarem ...
    Tenho uma amiga de 15 anos que esta gravida e creio que ela esta entrando nun estado de depreçao por nao ter o amor preciso dos pais aquela presença constante e o pai da criança nao liga muito pra ela ela se sente só e tem medo do que possa acontecer . Ela se queixa muito dizendo que seu namorado foi a pior coisa da vida dela diz que prefere morrer :x e ate mesmo chega a dizer que esse filho foi a pior cois ana vida dela .
    Como posso ajuda-la sem dizer diretamente que ela esta entrando em estado de depreçao?? pensei em conversa com sua madrasta ou ate seu pai só que eles nao ajudaram falaram que e besteira que ela fez a merda e que se vire :\ e ela so tem a mim pra ajuda-la . Oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  5. Estou tratando uma recaida de depressao,pois jà tive crises estou com esprrança e muuuuuuuuuuuita fè em DEUS e na medicinaque è bem evoluida hoje.O que eu digo a quem està passando pelo omesmo problema è que nunca perca a esperança e nâo se entregue.existe um DEUS cuidando de todos nòs.Hoje estou indo cortar meu cabelo nâo e bom?Ficam com DEUS BJUS

    ResponderExcluir
  6. Perdi meu pai em 04 de agosto de 2010. Faz somente 3 meses.
    Desde que ele se foi, eu perdi o chão. Me desestabilizei totalmente. Vivo em constate conflito interno , e não estou conseguindo conciliar isso.
    Para ajudar , estou numa fase ruim com meu esposo...Não sei mais o que falta acontecer...
    Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  7. Pensei que poucas pessoas teriam coragem de abrir o coração e dizer que não sentem objetivo algum para viver! Que a vida está uma droga. Eu me questiono todos os dias sobre oa finalidade da vida e não encontro respostas. Não sei a razão de estar aqui. Sempre fui rejeitada. Só tenho sido uma serva. Desde tenra idade sozinha. A solidão hoje é pesada. Já vivi tanto e estou cansada. Cada dia que passa, que finda, é um a menos. Perdi todos os que eram conhecidos. Acho que nada mais resta para me tirarem. Gostaria de ir para uma floresta, sentar sob uma árvore e esperar que algum animal faminto se sacie. Assim, tudo teria fim mesmo, sem deixar vestígios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...sentir solidão é uma grande dor! Sei disso porque tb eu me sinto sozinha....
      mas temos de lutar contra isso! a solução é focarmos nos mais nos outros, procurar ouvi-los e conviver com eles! aos pouquinhos tudo vai ficar melhor...
      Boa sorte, Força e que Deus te ajude!

      Excluir
  8. Anonima...

    Estou passando por uma nova crise de depressão, e só sei dizer que é ruim demais. Mas o meu médico é excelente e esta me dando um gde suporte e estou esperando os medicamentos começarem a fazer efeito. Mas tbm sei que é mto importante a própria ajuda e a de nossos familiares e amigos, portanto para quem esta passando por uma crise de depressão eu deixo meu recado procure ajuda, tenha fé e acredite vc vai ficar bem...

    ResponderExcluir
  9. Anônima

    Estou em tratamento a quase 2 anos, o primeiro médico: Perguntei o que eu tinha? Ele me falou um grande sofrimento, após quase um ano de acompanhamento essa resposta... Mudei de médico mas estou percebendo que o mundo, as pessoas, amigos, familiarese até os médicos não estão preparados para lidar com a depressão, dor na alma e coração, as fantasias que nos atormenta: eu já fechei os olhos e vi eu mesma me enforcando com a mangueira do chuveiro, vi uma cobra andando em sobre meu corpo, vozes me chamar e quando estou entre muitas pessoas parece que todas aquelas vozes vai entrar e esplodirminha cabeça.
    Quando o desespero me toma, meu marido fala___ PARA COM ISSO VOCÊ ESTA MUDANDO SEU ROSTO,FALA DIREITO.
    Minha filha de quartoze anos me falou___ VOCÊ NÃO ACOMPANHA MINHA VIDA, ANTES SÓ TRABALHAVA, AGORA VIVE EM CIMA DE UMA CAMA.
    Em uma briga com minha irmã, pedi para ela parar eu não estavá em condições por diversas vezes, ela continuou a gritar até me espulsar de sua casa. Estava com minha familia ( marido e filhos um casal) no caminho tive uma crise tão forte rasguei minha roupa e tentei abrir a porta do carro em movimento e me jogar em baixo dos caminhões que passavam, meu marido freiou o carro no rodoanel, quase matei minha familia toda. Quando minha irmã ficou sabendo falou____ É FRECURA DELA QUE QUER SE MATA SE MATA.
    Parei minha vida, não estou trabalhando, parei o curso, eu já tenho poucos amigos ficando em casa piorou, só Deus pode me ajudar e a todos que sofre desde mal.

    ResponderExcluir
  10. ESTOU SOFRENDO COM UMA RECAÍDA DA DEPRESSÃO A 5 ANOS VENHO LUTANDO CONTRA ESSE MAL QUE SE INSTALOU NA MINHA VIDA MAIS COM FÉ EM DEUS VOU MIM SUPERAR MAIS UMA VEZ.

    ResponderExcluir