Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como Escrever Bem Um Texto

¨Não posso escrever enquanto estou ansiosa ou espero soluções porque em tais períodos faço tudo para que as horas passem; e escrever é prolongar o tempo, é dividi-lo em partículas de segundos, dando a cada uma delas uma vida insubstituivel¨.
Clarice Linspector
Escrever e transmitir para outras pessoas nossas alegrias, tristezas, medos, desejos, anseios e posições diante de fatos. Significa passar conhecimentos, informações e, sobretudo, o legado cultural da humanidade.

Uma ideia constantemente difundida, porem errónea, é a de que apenas alguns poucos podem escrever bem. Entretanto, a escrita de qualidade exige treino e dedicação. Os escritores e jornalistas só conseguiram produzir textos com clareza, correção e que despertassem o interesse do leitor após sucessivas tentativas, erros e acertos.

Se adquirirmos algumas técnicas importantes e escrevermos com regularidade,aumentam as possibilidades de produção de textos coesos, claros e coerentes.

As dificuldades na expressão de nossas ideias, em alguns casos, surgem porque não as amadurecemos ainda ou não possuímos informações suficientes para desenvolvê-las. Elas podem ser sanadas pela leitura de obras literárias (como as sugeridas nos vestibulares), de jornais(de modo especial os editoriais) e revistas. Além disso, assistir a bons filmes, peças de teatro, ouvir músicas de qualidade, visitar museus e exposições faz que aumentemos nossos conhecimentos. Estes também podem ser ampliados por meio de conversas com as pessoas, principalmente as mais velhas, que tem muito a ensinar com suas experiências de vida.

Vale reforçar que não se pode acreditar na primeira versão que se houve de um fato. Por isso, é importante comparar as opiniões de jornais diferentes ou mesmo de noticiários de diversos canais. Para adquirir senso crítico, deve-se questionar causas, refletir sobre os efeitos, ligar fatos e observar a realidade.

Os bloqueios e dificuldades em outros casos estão relacionados à ausência de técnicas. Portanto, é necessário aprendê-las e, sobretudo pratica-las. Daí a importância de treino, exercícios e reescrita de textos que precisam ser melhorados. Para tanto, devemos ter força de vontade e dedicação, além de autocrítica (no sentido de detectar os erros e o que pode ser aprimorado).

Ao escrever, é importante pensar num leitor com quem dialogaremos, a fim de que possamos organizar nossas ideias de modo claro. Quando nos lançamos nessa tarefa, devemos preferir a utilização de palavras conhecidas em detrimetro de palavras difíceis ou desconhecidas, que por vezes podem dificultar o entendimento do texto ou comprometê-los.

Como Fornecer Atendimento Com Qualidade Total


O Perfil De Atendimento De Qualidade
Para ter um atendimento de qualidade,a empresa deve ter as seguintes caracteristicas:


  • Credibilidade e Confianbilidade-sua reputação é realmente tudo que você têm no mundo dos negócios. Os clientes devem acreditar em seus bens e serviços, no seu esforço para melhorar o desempenho, assim como no de sua equipe.Se eles não confiarem em você, não comprarão de você.

  • Acessibilidade-os clientes querem disponibilidade de acesso fácil e rápido ao seu sistema de serviços. Eles já tem outro tipo de preocupação. Não torne as coisas mais difíceis para eles, passando-se de um funcionário para outro.Seja acessível e amistoso.

  • Excelência-os clientes acreditam que eles próprios sejam importantes e excelentes e querem trabalhar com excelentes empresas e pessoas. Forneça um excelente atendimento a clientes e você os manterá como tal por muito tempo.

Princípios Para Um Atendimento Eficaz


Apresentamos algumas dicas que não devem ser esquecidas quando formos atender alguém:



  1. ¨Senhor¨ou¨Senhora¨,para tratamentos a pessoas que são mas velhas que e não são da sua intimidade e pode ser usado ¨Você¨ para pessoas que são da sua faixa etária.

  2. Patrão, Diretor, Mulher, Gata, Meu Amor, Meu Bem, Tu, Neguinho, Minha Filha ou outros tratamentos semelhantes JAMAIS DEVERÁS ser usados com pessoas desconhecidas por nós e a quem estamos atendendo,seja pessoalmente por telefone.

  3. Um rosto agradável e com um bom sorriso, é sempre capaz de atenuar muitos problemas.

  4. Imagem Limpa: Unhas, Cabelos, Odor, Semblante... Fazem parte da harmonia, indispensável ao profissional que lida com o publico.

  5. Não permitir que os problemas pessoais, cansaço, insatisfação com o trabalho, desentendimento com algum colega... Seja percebidos pelo cliente.

  6. As roupas das mulheres: Shorts, Decotes Generosos, Saias ou Blusas muito curtas ou transparentes,permitindo a visualização das roupas intimas,devem ser evitadas.

  7. A aparência dos homens: Suor escorrendo, Camisas Abertas até a barriga, Unhas Sujas, Barba por fazer, a forma ¨escachada¨de se assentar... Contribuem para uma péssima imagem da Empresa junto ao publico.

  8. Não ignore o cliente que chega ao salão ou balcão,ou a sua sala,no momento em que você está curtindo um bom papo ou no clímax daquela piada.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Como Desenvolver Sua Comunicação Corporal



Existe uma linguagem oculta, as linguagens corporais, que podem revelar os verdadeiros sentimentos das pessoas, mesmo quando não estão dizendo a verdade.
Muitos gestos possuem mais de um significado. Portanto, para uma leitura correta é importante olhar a linguagem corporal dentro de um contexto (onde é feita, quem está presente, o que aconteceu antes,o que segue).


Linguagem Corporal Básica
  • Gestos Cruzados: de qualquer tipo (braços e pernas) é quase sempre uma forma de defesa.

  • Fazer Pose: qualquer gesto artificial e pensado significa: ¨olhe para mim e o que tenho,isto e o que sou¨.

  • Gestos Vagarosos: está pessoa está se acalmando,controlando nas ideias.

  • Encostar-se em Alguma Coisa: essa pessoa precisa de contato com o seu ambiente e sente conforto em estar com outras pessoas.

  • Esparramar objetos em Torno de Si: esta pessoa está ampliando seu alcance e tenta ganhar mas território.

  • Falta de Movimento: uma pessoa que mantém seu corpo imóvel procura se internar em si mesma,esperando que ninguém a repare ou também por estar ouvindo,ou planejando silenciosamente.

  • Gestos Abertos e Fechados: geralmente os gestos abertos são confiantes enquanto os fechados indicam retraimento.

  • Virar de Frente e Virar de Costa: mesmo que apenas uma parte do corpo vire para você (os ombros,por exemplo),significa que você esta sendo incluindo na conversa.No entanto, se a pessoa me virar as costas,indica exclusão.

  • Inclinação Para Frente: aproximar o corpo pode significar um gesto de amizade ou interesse. Encostar-se na cadeira indica uma diminuição de interesse ou relaxamento.

  • Erguer a Cabeça: é sinal de interesse,receptividade.

  • Evitar a Troca de Olhares: revela insegurança e medo.

  • Mãos Sobre a Escrivaninha: ¨vamos direto ao negócio¨.

  • Mãos nos Quadris: provocativo ou duro, entretido ou ansioso para entrar no assunto principal. Pode também indicar antagonismo e desafio.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Como Desenvolver Sua Comunicação Oral


A comunicação uma troca eficaz entre duas ou mais pessoas.

A boa comunicação é aquela que é compreendida e aceita. Do ponto de vista do profissional, ela tem que ser também ¨objeto de ação¨,e de modo positivo.Algumas palavras transbordam de ação, outras são negativas, nas relações humanas dever-se primar sempre pela positividade em atitude pessoal e expressão.


  • Por que nós comunicamos?

Na comunicação o ser humano almeja atingir quatro itens:



  1. Compreensão;

  2. Aceitação;

  3. Diálogo;

  4. Ação.


  • Como nós nos comunicamos

Podemos comunicar-nos com o sem palavras.Atos (o que fazemos e como fazemos) comunicam às vezes mas eficazmente as nossas intenções e ideias do que o que dizemos. Há uma disciplina que estuda esse fenõmeno, a cinética, ou o estudo da linguagem corporal. A maneira como você pronuncia uma palavra, as inflexões da voz, o tom, a atitude, as expressões faciais, os gestos, tudo isso confere sentimentos e significado ao que diz.



  • Sugestões de como aperfeiçoar a sua comunicação oral:


  1. Tenha certeza do que diz;

  2. Mantenha sua comunicação numa sequência lógica;

  3. Elimine no máximo as distrações;

  4. Pense em suas próprias experiências bem sucedidas e conte para as pessoas;

  5. Procure identificar interesses mútuos, um terreno comum que possa explorar;

  6. Use palavras comuns;

  7. Preste atenção a retroalimentação;

  8. Em vez de perguntar para se mesmo ¨o que significa isso?¨, tente pensar em ¨o que ele quer dizer com isso?¨;

  9. Verifique o nivel emocional do ouvinte;

  10. Clareza e objetividade:


  • Utilize palavras que motivam;

  • Utilize palavras e frases exploratórias;

  • Evite palavras que podem deixar uma expressão ¨nebulosa¨.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tira duvidas sobre anticocepcionais



Se você está em duvida em qual anticocepcional tomar,procure um ginecologista, não tome medicamentos por conta propria, cada organismo reage de maneira diferente, então o da sua amiga não serve para você. O método mais utilizado no Brasil, sem duvida,é o anticocepcional oral combinado, a pilula. Mas mesmo que você use o oral nunca deixe de usar camisinha. Abaixo fiz uma lista dos metodos contraceptivos mais usados:



  • Métodos hormonais combinados: anticocepcional combinado (pilulas), anel vaginal e adesivo transdérmico. Também estão disponíveis os que contêm apenas prostagenos e anticocepcional oral de emergência.

  • Métodos de barreira: preservativos e diafragma como espermicida.¨Muito utilizados,os preservativos previnem tanto a gravidez quanto as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissiveis), inclusive HIV/aids. Podem ser usado junto a outros métodos¨.

  • Métodos baseado na percepção: tabelinha, temperatura basal e muco cervical ou Billings.¨Os métodos baseado na percepção ou métodos naturais se baseiam em evitar relação sexual no período fertil¨.

  • Método dispositivo intra-uterino: DIU com cobre e sistema intra-uterino endoceptivo(Mirena).¨O Mirena é um endoceptivo que libera hormônio diretamente na cavidade uterina. É usada tanto como método anticocepcional quanto no tratamento de dísturbios menstruais ou nareposição hormonal. Sua duração é de 5 anos¨.

  • Métodos Cirúrgicos: ligadura da trompa e vasectomia.¨São métodos permanentes e definitivos. Exigem procedimentos cirúrgicos simples e seguros¨.


O que há de mais moderno




  • Anel vaginal: oferece proteção mensal e libera tanto estrógeno quanto progesterona. É um anel flexível que se introduz dentro da vagina onde fica 3 semanas e depois e retirado.Deve haver pausa de uma semana quando ocorre a menstruação.

  • Pílulas hormonais combinadas: contêm estrógenos e progesterona. São embalados com 21,24,ou 28 comprimidos. As novidades são os benefícios que oferecem como a diminuição da TPM, da cólica menstrual, do volume do sangramento, do peso e melhora da pele.

  • Adesivos: aplicados diretamente na pele, devem ser trocados semanalmente,por 3 semanas consecutivas.Faça uma pausa de 7 dias para que a menstruação ocorra neste intervalo.

  • Minipílulas: pílulas só de progesterona(em pequena quantidade).Uma boa opção para as mulheres que estão amamentando.

  • Implante: do tamanho de um palito de fósforo, deve ser colocado, de preferência, sob a pele do braço. Libera lentamente a progesterona. Duração de 3 anos.

  • Injeção hormonal combinada: é aplicada na nádega, quando libera tanto estrógenos quanto progesterona. Dura 1 mês.

  • Injeção de progestagênios: também administradas na nádega e age por 3 meses.

Agora é so você escolher o seu, é claro com o auxilio de um medico, lembrando mas uma vez que o método mas seguro e a camisinha que além de proteger uma gravidez, te protege de uma doença sexualmente transmissivel.